sexta-feira, 14 de março de 2014

Posted by Diogo Campos | File under : ,

Método, que ainda está em estudo, reduziria o tempo e o custo da obra. Mas o número de trabalhadores também

Com o cimento como matéria-prima, as impressões de casa em 3D ficariam prontas em menos de um dia 

As impressoras 3D ganham cada vez mais espaço. Primeiro, objetos. Depois, comidas. Agora é a vez de se construir casas. Sim, casas! Por mais que pareça surreal, a Universidade Southern Califórnia está testando uma impressora gigante que estaria apta para erguer uma residência em menos de 24 horas. A tecnologia, conhecida como Contour Crafting, foi projetada pelo professor Behrokh Khoshnevis. Se isso realmente vingar, a máquina, que funciona como um robô, poderá substituir trabalhadores do setor da construção civil.
A estrutura da construção consiste em dois trilhos de apoio nas laterais do terreno, um guindaste no topo com dois braços, criando uma bolha no espaço ao redor da casa. O resto é tudo feito pelo computador. Aos trabalhadores, ficariam apenas as funções de colocar portas e janelas, e a supervisão do andamento da impressão.
Segundo o site PSFK, os objetivos de tal técnica são reduzir o custo da casa própria e oferecer uma habitação alternativa em áreas que precisam de ajuda de emergência humanitária. O sistema poderia, também, ser usado para construir blocos para edifícios.
O robô ainda está sendo testado e não há datas precisas para quando entraria em funcionamento pleno. Além disso, há uma questão importante a ser debatida, que é a mão de obra, pois, com tal tecnologia muitos trabalhadores da construção poderiam perder os seus empregos.

assista o vídeo! 



________________________________________________________________________


Diogo Campos  - Facebook

email- uphomeblog@gmail.com
Estudante de arquitetura e Urbanismo e Criador do Up Home Decor.

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós!